O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, relembrou um antigo desentendimento com Bernardinho, treinador da seleção masculina, mas destacou que o respeito e a admiração entre os dois permanecem intactos. Em entrevista ao “CNN Esportes S/A” no último domingo, Zé Roberto comentou sobre o atrito, enfatizando a importância do respeito mútuo tanto no aspecto pessoal quanto profissional, entre os dois treinadores mais vitoriosos do vôlei olímpico.
“Nós jogamos juntos e sempre tivemos um grande respeito um pelo outro. Tivemos desavenças, como acontece na vida, mas nunca deixamos de nos respeitar como pessoas e como profissionais. A admiração que tenho por ele é enorme. Ele é um ícone, um padrão no que faz. Não sei se ele já falou algo sobre mim, mas acredito que essa admiração seja recíproca,” declarou Zé Roberto, que comanda a seleção feminina desde 2003.
O desentendimento entre os dois treinadores surgiu após as Olimpíadas de 2004, quando Zé Roberto criticou a influência de “maridos-técnicos” em sua equipe. Na época, Bernardinho era casado com a levantadora Fernanda Venturini, que era a capitã da seleção feminina nos Jogos de Atenas.
Nas Olimpíadas de Paris, Zé Roberto levou as brasileiras à conquista do bronze, alcançando sua quinta medalha olímpica como treinador. Ele agora está a apenas uma medalha do recorde de Bernardinho, que tem seis pódios olímpicos, com dois ouros, enquanto Zé Roberto já conquistou três.
“Somos dois apaixonados que vêm da mesma escola, a do Bebeto de Freitas. Cada um tem sua própria visão sobre o vôlei, mas ambos têm o vôlei na alma. O Bernardo sempre realizou grandes trabalhos com equipes e seleções, alcançando resultados impressionantes,” disse Zé Roberto.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) ainda não confirmou se os dois técnicos continuarão à frente das seleções brasileiras rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028. Zé Roberto, que ainda avalia seu futuro, afirmou que, se estivesse na posição de dirigente, manteria Bernardinho no comando da equipe masculina.
“É um privilégio para o vôlei e para o esporte brasileiro ter o Bernardo como treinador. Às vezes as pessoas perguntam: ‘Até quando vocês vão continuar?’ Eu não sei responder. Mas se eu fosse dirigente e tivesse o Bernardo à frente da seleção masculina, gostaria que ele continuasse,” concluiu Zé Roberto.
Fonte: ge.globo
VOX SPORTS
Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS tem como objetivo principal trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.
Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS não apenas mantém o público informado sobre as últimas novidades no cenário esportivo, mas também contribui para o crescimento e a visibilidade do esporte em todas as suas dimensões.
Representação e Visibilidade
O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.
Projeto Futuro Tênis de Mesa
Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.
A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Modalidades Oferecidas:
- Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
- Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.
Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS