Dirigente de Roraima assume a gestão da confederação após a queda de Ednaldo Rodrigues; mandato é de quatro anos

Samir Xaud é o novo presidente da CBF. O dirigente de Roraima foi confirmado no comando da confederação, na manhã deste domingo, após eleição realizada na sede da entidade, no Rio de Janiro. Ele assume imediatamente o cargo e tem mandato até 2029.
Apesar de ser candidato único, Xaud não conseguiu unanimidade de votos – como ocorreu na eleição anterior, que reelegeu Ednaldo Rodrigues. Foram 103 pontos de um total de 141 possíveis. Ao todo, estiveram presentes 26 federações e 20 clubes. O que daria 108 pontos, pois voto de federação tem peso três, de clube da Série A, dois, e da Série B, um.
Oito vice-presidentes também foram eleitos: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Parte dos clubes que tinham declarado apoio a Reinaldo Carneiro Bastos há uma semana boicotou o processo e dispensou, inclusive, a possibilidade de voto online, o que foi proposta pela comissão da eleitoral em dia de rodada do Brasileiro. Cruzeiro, Operário e Santos, por outro lado, furaram o boicote. Bragantino e Ferroviária disseram que viriam e não compareceram. A representação da Federação Paulista também não veio.
Em discurso após ser eleito e na entrevista coletiva, o dirigente elencou que a reorganização do calendário e a implantação do fair play financeiro são prioridades. Ele anunciou que os Estaduais terão 11 datas a partir de 2026 – foram 16 em 2025.
Clubes presentes:
- Série A (10): Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória
- Série B (10): Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/4/3/NxkEkeQMqg7HWRrKNJYg/samir-xaud.jpeg)
Samir Xaud ao ser eleito presidente da CBF — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
— Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte — disse Xaud, em seu primeiro discurso como mandatário.
— Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol — acrescentou.
Além do presidente e os oito vices, a eleição também definiu os novos nomes do Conselho Fiscal. Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa serão membros efetivos, enquanto os membros suplentes serão Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.
Xaud foi empossado neste domingo e assume uma confederação que bateu recorde de arrecadação no ano passado – R$ 1,5 bilhão em receitas -, mas com fraturas políticas.
Há pouco mais de uma semana, a Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF por causa de uma assinatura supostamente falsa do Coronel Antônio Nunes, ex-presidente da entidade, num acordo firmado em janeiro para encerrar disputas jurídicas que mantinham Ednaldo pendurado por liminares.
O ex-presidente nega a fraude no documento – Nunes está há meses muito debilitado por uma doença –, mas decidiu desistir de lutar pelo cargo na semana passada, quando informou o STF (Supremo Tribunal Federal), que reunia ações ligadas à CBF, que não mais recorreria.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/z/T/ltgmYaQbqC4yG2kPBXbg/25mai2025-assembleia-geral-eleitoral-3-samir-xaud.jpeg)
Samir Xaud na assembleia geral para eleição do novo presidente da CBF — Foto: Rafael Ribeiro/CBF
No mesmo dia em que Ednaldo foi afastado, um bloco de 19 federações publicou um manifesto em que pedia renovação da CBF. Foi desse bloco que emergiu Saud como candidato à presidência.
Houve, então, um outro movimento encabeçado pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, unido a uma parte majoritária de clubes da Libra e da LFU (Liga Forte Futebol), numa tentativa de lançar uma chapa opositora, mas que naufragou.
Apesar do apoio maciço dos clubes, Reinaldo não conseguiu convencer as federações, que são protagonistas no processo eleitoral. Para registrar uma chapa, ele precisaria de pelo menos oito federações – só tinha duas – e mais cinco clubes.
Fonte: GE Globo
_______________________________________________________________________________________________________

VOX SPORTS
Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS objetiva trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.
Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS.
Tudo sobre a final do Gauchão 2025: Polêmicas, rivalidade da dupla, jogadas destaque …e claro, convidados especiais com toda a rivalidade entre Grêmio e Inter
Toda segunda-feira às 13h no AR na On The Vox
______________________________________________________________________________________________________
Representação e Visibilidade
O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

Projeto Futuro Tênis de Mesa
Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.
A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Modalidades Oferecidas:
- Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
- Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.
Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS