Confira lista das canções que não dá pra esquecer do gênero
Temos orgulho da nossa cultura, dos nossos hábitos e das nossas bandas. O Rio Grande do Sul é um dos grandes centros de rock no Brasil.
Bandas de diferentes gêneros moram no imaginário da galera. Somos tão apegados aos nossos artistas, que damos abreviamos os nomes das bandas: Bidê, Cachorro, Acústicos, Comunidade, Nenhum…
Listamos 10 músicas inesquecíveis do rock gaúcho:
Bidê ou Balde – Melissa
Quando Melissa estreou nas rádios, no início dos anos 2000, todo mundo queria entender o nome da banda. O refrão, fortalecendo o “tu”, ganhou força e a Bidê se perpetuou no cenário gaúcho.
TNT – Cachorro Louco
Uma pedrada. Essa é a sensação quando começa a guitarra de Cachorro Louco. Cantada pelos oitentistas TNT, a música é um hino do rock local.
Comunidade Nin-Jitsu – Merda de Bar
Os guris da CNJ sempre foram marcados pela irreverência. O sucesso é tanto que Merda de Bar apresenta várias gírias da turma deles e, mesmo assim, ganharam as ruas. A mistura de funk com guitarras pesadas é sensacional!
Os Cascavelletes – Sob Um Céu de Blues
A maior banda de rock gaúcho da história. O Casca, como a galera da antiga curte chamar, bebia em diversas vertentes, sempre com as típicas gírias portoalegrenses e letras escrachadas. Sob Um Céu de Blues é o Starway To Heaven dos gaúchos.
Tequila Baby – Velhas Fotos
Inspirados pelos lendários Ramones, a Tequila Baby se transformou no ícone do punk rock gaúcho. Os caras romperam barreiras e conseguiram transformar o estilo em algo mais pop, tocando nas rádios e participando dos principais festivais do Rio Grande do Sul.
Acústicos & Valvulados – Até a Hora de Parar
Sabe aquele som para ouvir no final de tarde, na beira da praia. Uma cadeira, um mate e o vento batendo no rosto. É isso que lembra esse clássico da Acústicos. Os vocais do Rafa Malenotti são únicos e incríveis.
Bandaliera – Campo Minado
O Rock n Roll All Nite do Rio Grande do Sul. O lendário Alemão Ronaldo, o highlander do rock gaúcho, segue na pista dando uma pernada para lá do arame farpado.
Cachorro Grande – Sexperienced
Com sua energia e atitude nos palcos, os guris da Cachorro Grande foram um alento ao rock gaúcho no início dos anos 2000. Bebendo da fonte da década de 60, a turma é uma das poucas bandas gaúchas que conseguiu fixar base em São Paulo e se tornar nacional.
Engenheiros do Hawaii – Infinita Highway
Mais um hino do rock gaúcho que ganhou a estrada brasileira. Os anos 80 foram muito bons para a música feita aqui na aldeia e a Infinita Highway tem muita responsabilidade por isso. Sempre um clássico.
Nenhum de Nós – Camila, Camila
Outra música que já é uma jovem senhora, mas sempre cantada a plenos pulmões pela galera do sul. Em entrevista a Zero Hora em 2013, Thedy Corrêa contou que a letra foi baseada em uma colega de colégio que sofria abusos físicos do namorado.
Graforreia Xilarmônica – Amigo Punk
Não faz parte da lista, já que é a maior música da história do Rio Grande do Sul. Obrigado, de nada.
Fonte: gauchazh