logo-1-b
Previous slide
Next slide

Quem são os medalhistas brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024?*

Quem são os medalhistas brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024?

Foto: Rafael Bello COB

Até o momento, o Brasil já acumula 20 medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo três de ouro, sete de prata e dez de bronze. As conquistas vieram em modalidades como skate street feminino, skate park masculino, marcha atlética, judô, ginástica artística, boxe, surfe, taekwondo, canoagem, atletismo, vôlei feminino (praia e quadra) e futebol feminino. Confira abaixo os perfis dos atletas medalhistas:

Willian Lima – Judô (Prata)

Com 24 anos, o judoca Willian Lima, natural de Mogi das Cruzes (SP), garantiu a primeira medalha do Brasil em Paris 2024. Atleta do clube Pinheiros e treinado pelo medalhista olímpico Leandro Guilheiro, Lima também é sargento da Marinha. Ele já conquistou outras medalhas internacionais, incluindo prata e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e ouro no Mundial Sub-21 em 2019.

Larissa Pimenta – Judô (Bronze)

Aos 25 anos, Larissa Pimenta se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em Paris 2024. Natural de São Vicente (SP), Larissa começou no judô na infância, incentivada por seus irmãos. Já estreou em Olimpíadas em Tóquio e, em março deste ano, ganhou o primeiro ouro do judô feminino brasileiro no Grand Prix da Áustria. É também pentacampeã pan-americana.

Rayssa Leal – Skate Street (Bronze)

Aos 16 anos, Rayssa Leal, conhecida como “Fadinha”, conquistou sua segunda medalha olímpica, desta vez um bronze. Natural de Imperatriz (MA), ela já havia conquistado a prata em Tóquio 2020 e se tornou a brasileira mais jovem a ganhar uma medalha olímpica. Rayssa também é vencedora do Street League Skateboarding World Tour e dos X-Games.

Equipe Brasileira de Ginástica Artística (Bronze)

Pela primeira vez na história, o Brasil conquistou uma medalha por equipes na ginástica artística olímpica. Composta por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Júlia Soares, a equipe garantiu o bronze em Paris 2024. Rebeca, aos 25 anos, já havia feito história em Tóquio 2020 com um ouro e uma prata. As cariocas Flávia e Lorrane também participaram de outras Olimpíadas, mas subiram ao pódio pela primeira vez em Paris. Júlia Soares, de 18 anos, conquistou sua primeira medalha olímpica, enquanto Jade Barbosa, aos 33 anos, finalmente garantiu um pódio após três edições dos Jogos.

Caio Bonfim – Marcha Atlética (Prata)

Caio Bonfim, de 33 anos, conquistou a primeira medalha do Brasil no atletismo em Paris 2024, ganhando a prata na marcha atlética. Em sua quarta Olimpíada, ele completou a prova em 1h19min09s e já acumula dois bronzes em Campeonatos Mundiais, 12 títulos brasileiros e é recordista sul-americano.

Rebeca Andrade – Ginástica Artística (Ouro e Duas Pratas)

Rebeca Andrade brilhou novamente ao conquistar três medalhas em Paris 2024: ouro no solo, prata no individual geral e prata no salto. Com essas conquistas, Rebeca se tornou a atleta brasileira mais condecorada em Olimpíadas, superando os velistas Robert Scheidt e Torben Grael.

Beatriz Souza – Judô (Ouro)

Estreante em Jogos Olímpicos, Beatriz Souza, natural de São Paulo, garantiu o primeiro ouro do Brasil em Paris 2024 ao vencer a israelense Raz Hershko na final da categoria acima de 78kg. A judoca superou adversárias de alto nível, incluindo a número 1 do ranking mundial, Romane Dicko, nas semifinais.

Equipe Brasileira de Judô (Bronze)

O Brasil conquistou o bronze na competição por equipes do judô ao vencer a Itália por 4 a 3. A equipe, liderada por Rafaela Silva, que garantiu a vitória no golden score, mostrou força ao superar o Cazaquistão, a Sérvia e, finalmente, os italianos.

Bia Ferreira – Boxe (Bronze)

Bia Ferreira, de 30 anos, conquistou o bronze na categoria até 60 kg no boxe, após uma luta acirrada contra a irlandesa Kellie Harrigton. Com essa medalha, Bia se tornou a primeira pugilista brasileira a conquistar duas medalhas olímpicas, tendo levado a prata em Tóquio 2020.

Gabriel Medina – Surfe (Bronze)

Gabriel Medina, tricampeão mundial, garantiu o bronze em Paris 2024 ao vencer o peruano Angel Correa na disputa pelo terceiro lugar. Com 30 anos, o surfista, natural de São Sebastião (SP), agora também tem uma medalha olímpica em sua coleção.

Tatiana Weston-Webb – Surfe (Prata)

Tatiana Weston-Webb fez história ao se tornar a primeira gaúcha a subir em um pódio olímpico por uma performance individual, conquistando a prata no surfe feminino em Paris 2024. Nascida em Porto Alegre e criada na ilha havaiana de Kauai, Tatiana enfrentou condições difíceis em Teahupo’o, mas garantiu o segundo lugar na competição.

Augusto Akio, o Japinha – Skate Park (Bronze)

Em sua primeira participação olímpica, Augusto Akio, conhecido como “Japinha”, conquistou o bronze no skate park em Paris 2024. O curitibano de 23 anos deixou sua marca na história do skate ao alcançar a pontuação de 91.85.

Edival Pontes, o Netinho – Taekwondo (Bronze)

Edival Pontes, o Netinho, conquistou o bronze no taekwondo masculino até 68kg ao vencer o espanhol Javier Pérez Polo. Esta foi a primeira medalha do Brasil na modalidade desde os Jogos do Rio 2016.

Isaquias Queiroz – Canoagem Velocidade (Prata)

Isaquias Queiroz, um dos maiores nomes da canoagem brasileira, conquistou sua quinta medalha olímpica em Paris 2024 ao garantir a prata no C1-1000m. Com esse resultado, ele se igualou a Torben Grael e Robert Scheidt como um dos maiores medalhistas olímpicos do Brasil.

Alison dos Santos – Atletismo (Bronze)

Alison dos Santos, conhecido como “Piu”, repetiu o feito de Tóquio 2020 ao conquistar o bronze nos 400m com barreiras. Com 24 anos, Alison se estabeleceu como um dos maiores atletas do Brasil na modalidade, agora com duas medalhas olímpicas.

Ana Patrícia e Duda – Vôlei de Praia (Ouro)

Ana Patrícia e Duda trouxeram o terceiro ouro do Brasil em Paris 2024 ao vencer as canadenses Brandie Wilkerson e Melissa Humana-Paredes na final do vôlei de praia. A dupla completou uma campanha invicta, garantindo o topo do pódio e aumentando a coleção de medalhas olímpicas do Brasil na modalidade.

Seleção Feminina de Vôlei (Bronze)

A seleção feminina de vôlei do Brasil garantiu o bronze em Paris 2024 ao vencer a Turquia por 3 sets a 1, após uma dura derrota na semifinal contra os Estados Unidos.

Seleção Feminina de Futebol (Prata)

O Brasil conquistou a prata no futebol feminino em Paris 2024, após uma derrota por 1×0 para os Estados Unidos na final. Essa conquista marcou a despedida da lendária Marta, que encerrou sua participação em Olimpíadas com seis edições no currículo.

Fonte: gauchazh

Compartilhe