Beatriz Souza, em uma fase excelente, superou a israelense Raz Hershko, a terceira colocada no ranking mundial, e conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 78kg.
A atleta de 26 anos estreou na categoria +78kg no judô durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, nesta sexta-feira (2). Em um desempenho notável, ela venceu Raz Hershko, a segunda colocada no ranking mundial, e garantiu a medalha de ouro.
Paulista de Itariri e criada em Peruíbe, litoral de São Paulo, Beatriz foi prata no Mundial de 2022, bronze no Mundial de 2023, campeã do Grand Slam de Baku e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Além disso, em 2023, foi eleita a melhor judoca do ano pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ela também conquistou ouro no Grand Prix de Linz, na Áustria, sua primeira competição em 2024, e no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024.
Com 1,78m de altura e 115kg, Beatriz se dedica aos treinos visando o maior desafio de sua carreira: a competição Olímpica em Paris. Atualmente, ela é atleta do Pinheiros. Fora do tatame, Beatriz estuda Administração e é casada com o ex-jogador de basquete Daniel Souza, segundo a revista Quem.
“A competição é o meu momento, é o meu ambiente de tranquilidade, onde me divirto. O melhor lugar do mundo para mim. Os treinos estão sendo bem encaminhados e os resultados que venho obtendo nos últimos anos mostram que estou no caminho certo e que preciso continuar firme”, afirmou em entrevista ao Olympic Channel em março deste ano.
Beatriz, que começou a praticar judô aos sete anos, inspirada pelo pai e judoca Poscedonio José de Souza Neto, é treinada por Sarah Menezes, a primeira brasileira a se tornar campeã olímpica tanto como judoca quanto como treinadora.
Fonte: gauchazh