Músico pode aparecer no último projeto do Soundgarden, enquanto fãs da banda de Eddie Vedder sugerem reconciliação com antigo integrante

Matt Cameron causou comoção no mundo do rock na semana passada ao anunciar sua saída do Pearl Jam após 27 anos. “Dei meus últimos passos na bateria do poderoso Pearl Jam”, escreveu ele. “Sou eternamente grato à equipe, à equipe técnica e aos fãs do mundo todo. Tem sido uma jornada incrível. Mais novidades em breve.”
A esta altura, ninguém sabe exatamente o que isso significa. Mas os membros sobreviventes do Soundgarden agora possuem as últimas faixas vocais de Chris Cornell e já conversaram muitas vezes sobre transformá-las no último álbum da banda.
“Nosso objetivo e meta sempre foi concluir isso”, disse o guitarrista do Soundgarden, Kim Thayil, à Rolling Stone em maio. “Provavelmente tenho TOC suficiente para não querer deixar algo inacabado ou incompleto como esse, então acho que quanto mais nos dedicarmos ao nosso trabalho e ao nosso catálogo… Seria um grande presente para os fãs. E eu penso nisso, e não sei o quão estranho isso soa, mas sinto que é um presente para o Chris também.”
O Soundgarden estava inicialmente na programação do show de despedida do Black Sabbath, Back to the Beginning, mas acabou não se apresentando. “Estamos super chateados e lamentamos não termos conseguido coordenar as agendas dos nossos projetos individuais e coletivos para comparecer e contribuir com o festival”, escreveram eles em um comunicado da banda no Instagram. “O carinho, o amor e o apoio da equipe do Black Sabbath têm sido uma fonte contínua de incentivo e força ao longo da nossa carreira.”
Eles terão outra chance de se reunir no dia 8 de novembro, quando o Soundgarden for introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll. “Parece que o convite existe”, disse Thayil. “Depende do Hall da Fama como eles desenvolvem sua programação, mas adoraríamos tocar lá.”
O Pearl Jam, por sua vez, não fez nenhum anúncio sobre como seguirá sem Cameron. Alguns fãs fantasiaram sobre eles se reconciliando com o baterista da eraVs./Vitalogy , Dave Abbruzzese, após três décadas de afastamento. Em uma publicação no Facebook, Abbruzzese disse que esse cenário continua sendo altamente improvável.
“O fato de eu não ter tido contato pessoal com nenhum deles me leva a crer que as coisas estão muito profundas e geladas para que haja qualquer reconexão ou reconciliação”, escreveu ele. “Isso é uma vergonha e me entristece profundamente. Sei que poderia e teria muito a contribuir se de fato o chamado chegasse, mas, infelizmente, não vejo isso acontecendo.”
Ele então pediu aos fãs que parassem de insistir para que ele entrasse em contato com a gerência do Pearl Jam. “Eu aprecio e entendo o desejo de vocês de ver o que pode sair dessa reunião musicalmente”, escreveu ele. “Eu estaria mentindo se dissesse que não estou curioso também.”
Caso alguém estivesse curioso para saber como seria ver Abbruzzese tocar músicas do Pearl Jam novamente, ele postou um novo vídeo no Facebook no fim de semana, onde recriou sua parte original de bateria em “Animal”. Ele pode não estar entrando em contato diretamente com a banda, mas talvez essa seja sua maneira de mostrar que ainda tem talento, no caso extremamente improvável de eles entrarem em contato com ele.