
Santa Maria celebra um marco inédito no cenário audiovisual. O longa-metragem “Quando a Gente Menina Cresce”, dirigido pela cineasta e professora Neli Mombelli e produzido pela TV OVO, foi consagrado no 53º Festival de Cinema de Gramado, na última sexta-feira, 22 de agosto, ao receber o prêmio de Melhor Longa-Metragem Gaúcho.
O reconhecimento veio em dose tripla. Além do prêmio oficial, o documentário conquistou o Kikito de Júri Popular e recebeu uma Menção Honrosa dedicada às seis estudantes que protagonizam a narrativa.
“A sensação de receber esse prêmio é, de certa forma, indescritível. Acho que a ficha ainda está caindo. Eu tendo a dizer que, junto com prêmios, também vêm grandes responsabilidades, porque esse reconhecimento é muito importante para Santa Maria. Me disseram que esse é o primeiro Kikito que chega à cidade, não tenho total certeza, mas acredito que, pelo menos na categoria de longa-metragem, sim. Isso mostra que temos potência para fazer cinema mesmo no interior do estado. Às vezes é difícil furar as bolhas, mas não é impossível. Trabalhando coletivamente, ajudando e fortalecendo políticas públicas que incentivem o audiovisual, é possível avançar cada vez mais nesse caminho”, ressaltou Nelli.
A obra acompanha, ao longo de 2023, o cotidiano de Alana Matias, Ana Julia Freitas, Emilly Quevedo, Isadora de Freitas, Taiane da Rosa e Thaila Matias, alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes. O enredo aborda a passagem da infância para a pré-adolescência, marcada pela primeira menstruação, em um trabalho coletivo que envolveu escola, professores, estagiários e profissionais da saúde.
A diretora contou que a ideia para o longa surgiu em uma reunião familiar, em 2019. Na ocasião, ela tinha pouco mais de 30 anos e estava com mulheres da família entre 50 e 70 anos. Durante a conversa, elas compartilharam lembranças da primeira menstruação, muitas vezes associadas a experiências traumáticas. Uma delas relatou que só descobriu como engravidava na noite de núpcias, quando o próprio marido lhe explicou.