Embora vitória não seja garantia de conquista no Oscar, aumenta chances de indicação na premiação e consolida lugar da atriz na disputa por outros prêmios.
Na noite deste domingo (5), a brasileira Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua atuação em “Ainda estou aqui”.
A vitória é inédita para o país na categoria. E, junto com ela, traz ainda mais esperança para ver o nome de Fernanda entre as concorrentes do Oscar de Melhor Atriz.
O Globo de Ouro é uma das principais premiações do cinema e é considerado um “termômetro” para o Oscar.
Vencer alguma das categorias não é exatamente garantia de conquista no Oscar, mas dá impulso para que o nome apareça ao menos na lista de indicados. Por isso, a vitória de Torres deste domingo pode aumentar as chances da atriz para uma indicação.
A revista Variety, por exemplo, afirmou que o Globo de Ouro “consolidou o lugar de Fernanda na disputa por outros prêmios”.
Fernanda concorria com outros grandes nomes do cinema: Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
Primeira atriz brasileira a vencer o Globo de Ouro
Fernanda Montenegro no Globo de Ouro de 1999 e Fernanda Torres na premiação de 2025 — Foto: Reprodução/Youtube
Fernanda Torres é a primeira atriz brasileira a vencer o Globo de Ouro.
Além disso, é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” venceu como melhor filme em língua estrangeira.
O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que também atua em “Ainda estou aqui”.
Montenegro também foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz por “Central do Brasil” em 1999, mas o prêmio ficou para Cate Blanchett por “Elizabeth”.
O que é o Globo de Ouro?
Estátuas do Globo de Ouro no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, onde são anunciados os indicados à premiação — Foto: Chris Pizzello/Invision/AP
O Globo de Ouro é a segunda premiação mais importante de Hollywood, atrás apenas do Oscar. A primeira entrega de prêmios aconteceu no início de 1944, de maneira informal. Naquele ano, a premiação era dividida em apenas 6 categorias: ator, atriz, filme, diretor, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Em vez de estatuetas, os vencedores receberam pergaminhos.
No ano seguinte, os membros da associação realizaram um concurso para definir o desenho da clássica estatueta com o globo brilhante, representando o mundo, em um pedestal cilíndrico.
O primeiro evento de gala da festa, nos moldes do que acontece atualmente, aconteceu em 1945, no Beverly Hills Hotel.
Com o passar dos anos, a premiação foi ganhando novas categorias, chegando às atuais 27, sendo 14 dedicadas ao cinema e, 13, às produções televisivas.
Boicote em 2021
Globo de Ouro — Foto: Reprodução/Jornal Nacional
Em 2021, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) foi duramente criticada por não ter nenhum membro negro.
Na época, uma carta assinada por 100 publicitários da indústria pedia à HFPA o fim “comportamento discriminatório, da falta de profissionalismo e ética e da suposta corrupção financeira”.
Com as denúncias sobre falta de diversidade, a NBC cancelou a transmissão da cerimônia de 2022. A emissora tem contrato com organização do evento até 2026.
Após as críticas, a HFPA iniciou uma tentativa de reestruturação da premiação, em meio a críticas generalizadas a seu histórico relacionadas à diversidade e transparência.
Entre as reformas feitas, a organização criou uma linha direta para receber denúncias, aprovou um novo código de conduta e contratou assessores de diversidade, igualdade e inclusão.
Em 2023, ele voltou a ser transmitido pela NBC. A cerimônia celebrou os 80 anos de premiação. No mesmo ano, a HFPA vendeu o Globo de Ouro para as produtoras Dick Clark Productions e Eldridge.
Desde então, os novos organizadores tomaram uma série de medidas para tentar reconquistar o prestígio do evento, como acolher novos membros ao redor do mundo e o — criticado — anúncio da categoria de realização cinematográfica e em bilheteria, um prêmio destinado para, em teoria, filmes populares.
Fonte: g1.globo
NA VOZ DELAS
A reflexão e análise quando paramos para pensar quantos espaços a mulher precisou ocupar no mundo, é engraçada, não é mesmo? Hoje, ao contrário do que sempre foi, estamos aqui para naturalizar essas vozes que por décadas lutaram por um espaço de fala.
Aqui você vai conferir os mais variados assuntos de interesse das mulheres – além de rock’n roll: bem-estar e saúde, abordando temas como exercícios, alimentação saudável, dicas de autocuidado, beleza e moda, além de esporte, cultura e muito mais!
Hoje, Elas, são o nosso sujeito, protagonistas e as vozes de todas elas ecoaram na frequência da “On the vox” na voz Delas.
Saúde, estética e beleza
A estética desempenha um papel fundamental na autoestima e no bem-estar emocional. Ela se ama? Quais os campos na estética que ela precisa experimentar?
Ana Luiza Estética & Beleza
Um espaço dedicado ao autocuidado e o bem estar.
Em um ambiente idealizado para você vivenciar, suas melhores experiências cuidando dos seus cabelos, unhas, sobrancelhas, cílios, estética fácil, corporal e muito mais.
Agende seu horário e renove sua autoestima na mão de profissionais especializados.
Telefone ou pelo WhatsApp: (55) 3317-5017
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 1087, SM – RS