Guitarrista já deixou claro que apenas a banda se aposentou e que ele ainda tem alguns planos para a sequência de sua carreira

Ozzy Osbourne se aposentou, o Black Sabbath, idem, mas Tony Iommi, não. O guitarrista deixou claro que o festival Back to the Beginning, no último dia 5 de julho, marcou a despedida da banda, não a dele enquanto músico.
Passado o grande evento realizado em Birmingham, na Inglaterra, Iommi atualizou seus próximos passos. Ele reiterou o desejo de concluir um álbum solo, o primeiro em 20 anos – Fused (2005) foi o último, pelo menos até o momento.
Em entrevista a Eddie Trunk (via Louder e Blabbermouth), o guitarrista de 77 anos afirmou:
“Eu estava fazendo meu próprio álbum até que Back To The Beginning apareceu, e então, é claro, tive que parar e me concentrar na preparação para a apresentação do Sabbath.”
“Mas vou continuar tentando, a partir da semana que vem, terminar o que comecei com este álbum. E aí, quem sabe o que vou fazer depois? É ótimo, sério, porque se alguma coisa aparecer, eu faço, apenas se eu quiser. Então é uma coisa boa.”

E o(s) novo(s) vocalista(s) de Tony Iommi?
Para concretizar o novo álbum de estúdio, Tony Iommi precisará de um vocalista. Ou seriam vocalistas, no plural? Iommi, seu esforço solo de estreia, contou com vários convidados para cantar, dentre eles Henry Rollins, Dave Grohl, Billy Corgan e o próprio Ozzy, agora aposentado.
Sobre esse aspecto, Iommi revelou:
“No momento, tenho apenas um vocalista, mas inicialmente pensei em vários cantores. Começou como: ‘Vai ser um álbum instrumental’, e evoluiu para: ‘Tenho algumas coisas instrumentais’, mas depois pensei: ‘Ah, quero tentar com um vocalista’. E é isso que tenho feito.”
O que ele já havia dito sobre
Outros detalhes do álbum, como número de faixas, nome e data de lançamento também ainda não foram revelados. Tampouco o direcionamento, conforme disse Iommi no fim de 2024 à Guitar World (via site Igor Miranda).
Na época, ele apenas explicou:
“Definitivamente há algo vindo. Quando sairá, eu não sei (risos). As faixas em que estou trabalhando agora trazem uma mistura de estilos, do acústico ao pesado. Há uma variedade. Eu gravei algumas ideias. Muitas delas foram feitas em casa. A próxima coisa que faremos é colocar uma bateria nas músicas. As coisas estão caminhando.”
Tony Iommi nos últimos anos
Último álbum solo de Tony Iommi até o momento, Fusedfoi lançado em julho de 2005 e teve Glenn Hughes nos vocais.
Depois disso, o guitarrista voltou a se envolver com o Black Sabbath, seja na reunião com Ronnie James Dio, sob o nome de Heaven & Hell e que rendeu o álbum The Devil You Know (2009), ou com Ozzy e Geezer Butler, gerando o derradeiro 13 (2013).
Fonte: rollingstone