Nas últimas 10 partidas, em seis o técnico Roger Machado escalou a equipe desta forma

Um dos assuntos mais comentados nos últimos jogos do Inter foi a utilização de três volantes no time titular de Roger Machado. O treinador já chegou a dizer que usou um volante e dois “meio-campistas” ao detalhar o esquema tático. Fato é que a equipe tem retrospecto negativo ao jogar desta forma.
A primeira vez que Roger escalou o time com três volantes na temporada foi contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 7ª rodada do Brasileirão. Desde então, a equipe disputou exatas 10 partidas nas três competições. Em seis, usou os tais três meio-campistas. Neste recorte, acumulou uma vitória, um empate e quatro derrotas.
O melhor momento foi no triunfo sobre o Nacional, no Uruguai, pela Libertadores. Na ocasião, começou a partida com Fernando, Thiago Maia e Bruno Henrique.
– Se olhar o número da camisa e a posição vamos entender três volantes, mas eu vejo, com característica e estratégia aplicada, eles são meio-campistas. Buscamos reconquistar equilíbrio, hoje não tomamos gol e fizemos 2 a 0 no placar – justificou Roger Machado naquele dia.
Por outro lado, como dito, foram quatro derrotas sofridas, sendo a última a mais recente, para o Atlético-MG, na Arena MRV. Resultado que colocou o Inter na zona de rebaixamento do Brasileirão. Na ocasião, após a partida, Roger chegou a “discutir” com um repórter sobre o tema (veja abaixo).
– Relacionado aos três jogadores de meio, o fato de ter tido insucesso com uma formação não justifica porque são cenários diferentes. Os números não se explicam por si só se não contextualizá-los – declarou.
Abaixo, veja a análise dos últimos 10 jogos do Inter, seis deles com três volantes na escalação inicial, e o contexto de cada partida.
Fernando, Thiago Maia e Bruno Henrique titulares. Aos 11 minutos do segundo tempo, vencendo por 2 a 1, Thiago Maia saiu para entrada de Ronaldo, também volante. Minutos depois, Bruno Henrique foi expulso, e o Inter levou o empate pouco depois. Aos 31, retomou três volantes ao tirar Wesley e colocar Luis Otávio. Tomou a virada nos acréscimos.
O mesmo trio titular no meio. No intervalo, perdendo por 1 a 0, já sem Valencia, lesionado (entrou Lucca), tirou Bruno Henrique para entrada de Bruno Tabata, meia. Aos 38 do segundo tempo, perdendo por 2 a 1, tirou os outros dois volantes para entrada de Ronaldo e mais um centroavante (Ricardo Mathias). Levou o terceiro gol no fim.
No contexto inicial, Roger preservou vários titulares pensando no jogo seguinte. O trio de volantes foi formado por Ronaldo, Diego Rosa e Thiago Maia. No intervalo, perdendo por 2 a 0, tirou um volante (Thiago Maia) e colocou um meia (Romero). Levou mais dois gols e acabou goleado.
Fernando, Thiago Maia e Bruno Henrique novamente juntos na equipe titular. Marcou um gol no primeiro tempo e manteve os três volantes mesmo com uma substituição (Thiago Maia por Ronaldo) aos sete do segundo tempo. Depois, aos 16, tirou Bruno Henrique para colocar um meia-atacante (Gustavo Prado). Marcou mais um gol e venceu por 2 a 0.
Ronaldo foi titular no lugar de Fernando, preservado, com os dois “meio-campistas” titulares outra vez. No intervalo, perdendo por 1 a 0, Thiago Maia saiu para entrada de Gustavo Prado. Mais tarde, aos 19, tirou Bruno Henrique e colocou Romero. O Inter empatou aos 32, e Roger recolocou um volante (Luis Otávio, para saída de Ricardo Mathias) no fim do jogo.
Após cinco partidas, Roger voltou ao esquema com dois volantes, Fernando e Bruno Henrique – Gustavo Prado entrou como titular. Em tese, manteve a estrutura de time durante todo jogo, mesmo com as trocas (Ronaldo, Thiago Maia, Romero e Tabata entraram nos lugares de Fernando, Bruno Henrique, Alan Patrick e Wesley, respectivamente).
Time praticamente todo reserva, com dois volantes novamente, desta vez Ronaldo e Thiago Maia. Saiu perdendo logo no início de jogo, mas buscou o empate no segundo tempo. Durante o jogo, houve mais mudanças na estrutura do ataque (Romero por Vitinho e Gustavo Prado por Raykkonen, por exemplo). Trocou um volante por outro (Thiago Maia por Luis Otávio).
Mesma escalação da vitória sobre o Maracanã, apenas com retorno de Borré. Roger manteve a estrutura com dois volantes durante quase todo jogo. Apenas na reta final, já vencendo por 2 a 1, colocou mais um jogador da função (Ronaldo) no lugar de um atacante (Wesley).
O último jogo com dois volantes, novamente Fernando e Bruno Henrique. Troca de um volante por outro por conta da lesão de Fernando (entrou Thiago Maia). Naquele momento, o Inter perdia por 1 a 0. Em busca do empate, já na metade do segundo tempo, Bruno Henrique saiu para entrada do centroavante Lucca. Levou o segundo gol no fim do jogo.
Após quatro partidas com dois volantes, retomou o esquema com três (Ronaldo, Thiago Maia e Bruno Henrique). No intervalo, perdendo por 1 a 0, Bruno Henrique saiu para entrar Yago Noal, meia mais ofensivo.
Da metade para o fim do segundo tempo, Roger colocou dois centroavantes (Valencia e Ricardo Mathias) nos lugares de Borré e Tabata e tirou outro volante (Thiago Maia) para colocar um meia-atacante (Gustavo Prado). Levou o segundo gol nos acréscimos.
Por Gabriel Girardon — Porto Alegre
Fonte: ge.globo.
_______________________________________________________________________________________________________

VOX SPORTS
Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS objetiva trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.
Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS.
Tudo sobre a final do Gauchão 2025: Polêmicas, rivalidade da dupla, jogadas destaque …e claro, convidados especiais com toda a rivalidade entre Grêmio e Inter
Toda segunda-feira às 13h no AR na On The Vox
______________________________________________________________________________________________________
Representação e Visibilidade
O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

Projeto Futuro Tênis de Mesa
Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.
A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Modalidades Oferecidas:
- Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
- Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.
Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS