
Durante recente entrevista ao canal Get On The Bus, o ex-baixista do Van Halen, Michael Anthony, contou que o saudoso Eddie Van Halen era um alquimista dos sons de guitarra. Ele mexia em seus instrumentos, trocava captadores, ferragens e tudo que estivessem ao seu alcance.
Michael lembrou que Eddie Van Halen destruiu uma guitarra Gibson ES-335 porque não gostou do som. O instrumento semiacústico faz parte da linha classe A da Gibson. Um exemplar da guitarra passa facilmente do valor de 40 mil reais.
“Eu ia até a casa do Eddie e do Alex em Pasadena. Eles tinham uma garagem minúscula nos fundos, atrás da casa deles. Eu entrava lá e via o ferro de solda soltando fumaça. Isso era uma das coisas que ele fazia. A questão não tinha nada a ver com aparência, ele estava sempre procurando um som diferente ou algo assim”.
Anthony continuou: “Eu me lembro de uma época em que ele tinha uma linda Gibson ES-335. Ele a destruiu completamente porque não gostava do som. Ele movia o captador para lá e para cá. Ele mexeu muito naquela guitarra”.
“Descobri que é possível conectar o captador diretamente a um botão de volume. Então, você não precisa ter um botão de tom. Falei isso para Eddie. Ele disse: ‘É tudo o que eu preciso. Não preciso de chave seletora’. Ele estava perseguindo o som que ouvia na cabeça. Esse era o seu objetivo”, concluiu o baixista.
Eis o bate-papo na íntegra no tocador a seguir:
O modelo Gibson ES-335 tem muita ligação com o blues e o jazz, contudo, alguns nomes do rock n’ roll já fizeram barulho do bom com a guitarra. Gente do calibre de Alex Lifeson (Rush) e Dave Grohl (Foo Fighters) usam a Gibson ES-335.
Fonte: rockbizz.