logo-1-b
Previous slide
Next slide

Dorival faz mistério sobre escalação da Seleção, analisa João Pedro e fala da ausência de Neymar

Técnico diz ter “uma ou duas dúvidas” para enfrentar a Colômbia, nesta quinta-feira

Técnico Dorival Júnior em treino da seleção brasileira antes de encarar a Colômbia — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

O técnico Dorival Júnior fez mistério e não quis revelar em entrevista coletiva nesta quarta-feira a escalação da seleção brasileira para enfrentar a Colômbia. A partida, válida pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, acontece às 21h45 (de Brasília) desta quinta, no Estádio Mané Garrincha.

Dizendo ter “uma ou duas dúvidas”, Dorival afirmou que o Brasil deve ir a campo com formação parecida com a que foi divulgada pela imprensa. Mais adiante, ele revelou que estas incertezas estão nos setores de meio e ataque.

– O João flutua muito, mas ele é um homem que tem chegado muito a área, jogando assim na sua equipe. Ora como homem de referência, ora como segundo homem. Ele tem que coordenar essas característica que ele possuiu e em cima disso tirar a característica de cada um. Eu estou tentando manter os jogadores na posição que eles jogam em suas equipes, desde o começo, fazendo uma ou outra alteração em função dos adversários. Mas tentando aproveitar o que eles já têm e já fazem em suas equipes de origem.

Ainda restando o último treino antes da partida, a provável escalação do Brasil tem: Alisson, Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Gerson, Raphinha e Rodrygo; Vini Jr e João Pedro.

Questionado sobre o impacto da ausência de Neymar na estratégia traçada pela comissão técnica para esse jogo, Dorival declarou:

– Sobre o Neymar, é natural que a gente monte todo um trabalho em cima de um jogador. Acabou não acontecendo por um problema, temos que respeitar isso e aguardar na torcida que ele se recupere logo. No mais, são opções que nós temos de uma mudança ou outra. Temos dois treinos para definir o que será melhor para um jogo tão importante como o de amanhã.

O Brasil ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias e pode terminar a Data Fifa na vice-liderança ou em sétimo dependendo dos resultados. Depois de encarar a Colômbia, a Seleção encara a Argentina na terça-feira, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Confira abaixo outros trechos da entrevista de Dorival Júnior:

Escolha dos jogadores e posições

– É você definir funções iniciais. Isso não quer dizer que em uma jogada ou outra, não aconteça alterações de comportamentos, eu dou toda liberdade possível. Quero tentar respeitar o que eles estão fazendo nos clubes. Qual é a função que o Raphinha vem executando no Barcelona, a função do Rodrygo… Nós tentamos preservar tudo isso, para que ele se sintam confortáveis em campo. É muito complicado vocâ mudar uma função, por mais que os jogadores se adaptem rápido. Isso é um fato importante. Depois, dar liberadade para que a gente jogue com alegria. Jogar com obrigação só depois de finalizar a jogada. Terminou, Raphinha está pelo lado esquerdo? Ele vai voltar pelo lado esquerdo. Cada um busca dentro da sua condição e não altera aquilo que vem realizando em clubes. Esse é o cuidado que estamos tendo. O tempo é muito curto, e não temos tempo de ficar inventando. Até para buscar esses resultados que serão muito importantes na nossa sequência.

Laterais ofensivos

– Nós temos que buscar sempre opções, pela não convocação de um nome ou outro, temos que sempre buscar equilíbrio. A marcação tem que ser montada a partir do que é apresentado pelo adversário. Dando liberdade de apoio pelos lados, ao mesmo tempo com a responsabilidade que cada um tem para iniciar a retomada de bola a partir do momento que não a tenhamos. Isso facilita presença de laterais apoiadores e que tem essa característica. Tudo isso é uma organização natural a partir do momento que tenhamos nomes disponíveis ou não.

Rendimento contra grandes adversários

– Eu quero ver a Seleção render em qualquer momento, independente do adversário que tenhamos. Teremos dois compromissos muito complicados, mas nossos adversários também reconhecem a condição da seleção brasileira. Estamos melhorando a cada momento, é uma subida gradativa que esta acontecendo. Espero que a gente continue nesse processo, para que no final dessa rodada a gente tenha uma possibilidade mais real e clara do que pode acontecer ate os momentos finais dessa fase classificatória.

Aprendizado no comando da Seleção

– Eu acho que é um aprendizado contínuo. É uma mudança por completo do que é desenvolvido em clubes. Óbvio que eu levei um tempo para me adaptar a tudo isso. Mudamos nossa maneira de treinamentos e a forma de passar a mensagem aos jogadores, porque é pouco tempo que estamos em contato. Eu acho que tudo isso foi melhorado a partir do momento em que tivemos três meses muito próximos entre uma convocação e outra. Os jogadores já tem um entendimento muito melhor do que estamos buscando. Tivemos o período da Copa América como treinamento, também muito importante. A evolução vem acontecendo, tenho uma convicção muito grande de que esta equipe esta perto de um acerto. Eu espero que aconteça rapidamente e que essa organização se mantenha mais e mais tempo, que é tudo que nós buscamos.

Pendurados

– A razão de colocarmos uma lista mais larga é justamente essa. Temos que imaginar que talvez dois ou mais jogadores possam estar fora da próxima apresentação. E a possibilidade de convocação imediata de alguns atletas. Rodada a rodada isso é mutio bem pensado, para que ao final da partida a gente possa tomar decisões rápidas, providenciar logística de viagem e o movimento todo para que o atleta possa estar dentro do nosso grupo de trabalho.

Fonte: ge.globo

_________________________________________________________________________________________________________


VOX SPORTS

Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS objetiva trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.

Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS.

Tudo sobre a final do Gauchão 2025: Polêmicas, rivalidade da dupla, jogadas destaque …e claro, convidados especiais com toda a rivalidade entre Grêmio e Inter

Toda segunda-feira às 13h no AR na On the vox

______________________________________________________________________________________________________

Representação e Visibilidade

O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é projeto-tenis-de-meesa.png

Projeto Futuro Tênis de Mesa

Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.

A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

Modalidades Oferecidas:

  • Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
  • Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.

Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS

Compartilhe