Diogo e o irmão, André Silva, viajavam em uma Lamborghini que perdeu o controle, saiu da estrada e pegou fogo na madrugada de quinta-feira

Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, e seu irmão, André Silva, morreram nesta quinta-feira em um grave acidente de carro na Espanha. Os dois estavam em uma Lamborghini no município de Zamora, quando o carro saiu da via e pegou fogo.
A causa do acidente
A Guarda Civil da região acredita que um dos pneus tenha estourado. A tragédia ocorreu perto de 00h30 (do horário local) de quinta-feira no quilômetro 65 da A-52, perto da cidade de Cernadilla, a 335 km da capital Madri.
As hipóteses iniciais são que o excesso de velocidade durante uma ultrapassagem e o estouro de um pneu levaram Diogo a perder o controle do carro, que deixou a rodovia e explodiu. Os irmãos morreram carbonizados.
Os pais dos jogadores e a esposa de Diogo fizeram o reconhecimento dos corpos, que foram liberados para serem transportados para Portugal. Ainda não há informação sobre quando será o enterro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/M/5/f54XsST4mldDLzHBGAlQ/info-acidente-diogo-jota.jpg)
Acidente mata Diogo Jota e seu irmão na Espanha — Foto: ge
O motivo da viagem
Segundo a esposa de Diogo, Rute Cardoso, os irmãos iam rumo à Benavente, uma vila espanhola a cerca de 60 km da região do acidente. A viagem tinha como objetivo final a cidade de Santander, ainda na Espanha, onde pegariam um barco para Portsmouth, na Inglaterra.
Diogo Jota costumava viajar de avião, mas recentemente operou os pulmões por um desconforto, e os médicos indicaram que Jota não entrasse em aviões por causa de mudanças na pressão atmosférica durante o trajeto e a possibilidade de complicações no pós-operatório. A informação foi apurada pela “CNN” de Portugal.
Um dos familiares dos irmãos notou que eles não haviam chegado a Benavente e alertou sobre o desaparecimento. Mais tarde, a esposa do jogador do Liverpool, com quem havia se casado há 11 dias, identificou que Diogo e André estavam no acidente.
Irmãos e jogadores
Diogo Jota, 28 anos, e André Silva, 25 anos, eram portugueses e jogadores de futebol. O mais velho passou por cinco clubes na carreira, estava no Liverpool e tinha acabado de conquistar o bicampeonato da Liga das Nações com a seleção de Portugal. O mais novo atuava no Penafiel, da segunda divisão de Portugal. Diogo deixa três filhos.
Os primeiros passos de Diogo Jota foram no Gondomar, time da quarta divisão portuguesa, mas se profissionalizou no Paços Ferreira. Após se destacar, foi comprado pelo Atlético de Madrid, que não o utilizou, mas o emprestou para Porto, em 2016/17, e Wolverhampton, em 2017/18.
O clube inglês o adquiriu em definitivo e contou com o português por mais duas temporadas, até vendê-lo ao Liverpool em 2020, por 44 milhões de euros. Nos Reds, foram 182 jogos, com 65 gols e 22 assistências, conquistando quatro títulos: uma Premier League, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa.
Seu irmão mais novo, André Silva, teve carreira mais modesta. Sempre em Portugal, jogou nas categorias de base do Porto, mas como profissional passou por Gondomar e Penafiel, da segunda divisão, nos últimos anos.
Rivais e Cristiano Ronaldo prestam homenagens
A tragédia comoveu o mundo do esporte. Em Liverpool, torcedores foram até o estádio de Anfield prestar homenagens. Havia presença, inclusive, de rivais que torcem para o Everton homenageando Diogo Jota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/U/w/mDDcWRR8AhPmfQrd0NFg/gettyimages-2222625634.jpg)
Torcedor do Everton homenageia Diogo Jota em Anfield — Foto: Peter Byrne/PA Images via Getty Images
O Everton também homenageou o português e colocou seu escudo de luto. Dezenas de clubes e de personalidades do esporte postaram homenagens a Diogo Jota e seu irmão. Cristiano Ronaldo publicou texto emocionante sobre o companheiro de seleção.
– Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta.
Repercutiu também o abraço que Cristiano Ronaldo deu em Diogo Jota na última partida do atacante, na final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha, vencida pelos portugueses nos pênaltis.
Diogo Jota esteve presente nos dois títulos de Liga das Nações de Portugal, sendo o último no mês passado e, anteriormente, na temporada 2018/19. O atacante marcou 14 gols em 49 jogos pela seleção do país. O atacante estava no Liverpool há cinco temporadas.
Fonte: ge.globo
_______________________________________________________________________________________________________

VOX SPORTS
Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS objetiva trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.
Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS.
Tudo sobre a final do Gauchão 2025: Polêmicas, rivalidade da dupla, jogadas destaque …e claro, convidados especiais com toda a rivalidade entre Grêmio e Inter
Toda segunda-feira às 13h no AR na On The Vox
______________________________________________________________________________________________________
Representação e Visibilidade
O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

Projeto Futuro Tênis de Mesa
Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.
A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Modalidades Oferecidas:
- Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
- Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.
Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS