logo-1-b
Previous slide
Next slide

Dia Mundial do Rock: Por que a data é celebrada neste domingo (13)?

Comemoração é especialmente lembrada no Brasil e nasceu após um dos festivais de música mais importantes em 1985

Freddie Mercury no Live Aid em 1985 (Foto: Steve Rapport/Getty Images)

Neste domingo, 13, é celebrado o Dia Mundial do Rock. Além de comemorar o gênero amado nos quatro cantos do planeta, a data relembra um dos momentos mais icônicos da história da música.

Dia Mundial do Rock surgiu por causa do famoso festival Live Aid, evento beneficente com shows simultâneos nos Estados Unidos e na Inglaterra. Realizado em 1985 com o objetivo de arrecadar doações para famílias pobres da Etiópia, o festival reuniu mais de 70 mil pessoas no Wembley Stadium, em Londres, e cerca de 90 mil no JFK Stadium, na Filadélfia. Isso sem contar as mais de 1 bilhão de pessoas que acompanharam os shows a distância.

O line-up do Live Aid também foi um dos mais marcantes. Participaram nomes como U2David BowieThe WhoThe Beach BoysMick Jagger e Queen, que fez um show marcante lembrado até hoje. Phill Collins também participou do festival, e de um jeito um tanto ousado: ele tocou em Londres e depois pegou um voo para se apresentar nos EUA. Também foi do ex-integrante do Genesis que surgiu a ideia de transformara a data em um marco para celebrar o rock n’ roll. 

No Brasil, a 89 FM A Rádio Rock, que nasceu em dezembro daquele mesmo ano com a programação totalmente dedicada ao gênero rock, passou a comemorar anualmente o “Dia Mundial do Rock” como promoção da rádio. A celebração, inclusive, se tornou uma comemoração tradicional no nosso país, mais do que no resto do mundo. 

As origens do rock n’ roll

Com uma combinação de diversos gêneros, como, blues e country, o estilo tem suas origens nos Estados Unidos na segunda metade do século 20, como explica o jornalista e pesquisador de rock Victor Ribeiro (via Agência Brasil).

“Em meados do século 20 a gente já tinha os estilos que criaram o rock bem consolidados tanto na música popular, shows, tal, quanto nas emissoras de rádio, principalmente nos Estados Unidos, porque o rock surgiu lá. Foi lá que misturaram esses estilos, a música gospel, blues e country”.

Eternizado pelo som potente da guitarra e as batidas da bateria, o rock é marcado por grandes nomes nacionais e internacionais, como Elvis PresleyBeatlesQueenRaul Seixas e Rita Lee.

No Brasil, o estilo teve um boom principalmente na década de 80, com a explosão de bandas como Legião UrbanaCapital InicialTitãsBarão Vermelho e Engenheiros do Havaí. Grupos que seguem em paradas de sucesso até hoje.

O pesquisador Victor Ribeiro destaca que um dos segredos do gênero está também no comportamento e na atitude que os roqueiros e fãs adotam.

“Hoje em dia quando você fala de rock é inevitável né você falar de atitude rock. E dentro do rock você tem ali as vertentes. Então tem atitude punk, o pessoal da atitude blues né, que movem os encontros de motociclistas mundo afora. O Brasil tem grandes encontros de motociclistas. Você tem essa questão da atitude, o estilo de vestir”.

Com tanta história para contar, o rock segue embalando multidões e deixando sua marca a cada dia, com poesia, melodia, ritmo, e, acima de tudo, muita paixão e desejo de liberdade.

Fonte: Rollingstone

Compartilhe