logo-1-b
Previous slide
Next slide

Coco Gauff supera Sabalenka de virada e é campeã de Roland Garros pela primeira vez

Número 2 do mundo venceu a líder do ranking mundial em uma partida acirrada de mais de 2h30min; primeiras tenistas do mundo não se enfrentaram em uma decisão de Grand Slam há mais de sete anos

Coco Gauff comemora título em Roland Garros — Foto: REUTERS/Lisi Niesner

As duas tenistas chegaram à final com apenas um set perdido em toda a campanha no saibro francês. A decisão já prometia ser disputada, pois marcava uma espécie de “tira-teima” entre Sabalenka e Gauff. Até então, o confronto direto entre elas estava empatado: em dez partidas, eram cinco vitórias para cada lado. O último encontro antes de Roland Garros também foi em uma final: a decisão do WTA 1000 de Madrid em maio, quando Sabalenka conquistou o título.

Sabalenka tentava seu quarto troféu em Grand Slam. A tenista de 27 anos tem no currículo dois troféus do Australian Open (2023 e 2024) e um do US Open (2024), mas neste ano já tinha perdido a final do Aberto da Austrália para outra tenista dos Estados Unidos, Madison Keys.

Apesar de Sabalenka ter levado a melhor no último encontro, Gauff venceu seu único título de Grand Slam até então justamente contra a número 1 do mundo, na final do US Open em 2023. Desde então, ela não chegou à outra decisão em torneios desse tipo. A jovem de 21 anos, que conquistou o primeiro torneio da temporada, é a mulher mais jovem a chegar às finais em Madri, Roma e Roland Garros no mesmo ano. Com a decisão na França, ela também se tornou a jogadora mais nova a acumular mais de 70 vitórias em torneios de Grand Slam desde Maria Sharapova em 2007.

A final também marcou o primeiro encontro entre líder e vice-líder do ranking da WTA em uma decisão de Grand Slam em mais de sete anos. Na última ocasião, a número 2 também levou a melhor. A dinamarquesa Caroline Wozniacki venceu a romena Simona Halep, então primeira do ranking, na final do Aberto da Austrália de 2018.

Coco Gauff comemora ponto contra Sabalenka em Roland Garros — Foto: Reuters

Coco Gauff comemora ponto contra Sabalenka em Roland Garros — Foto: Reuters

Para chegar até a decisão, Coco Gauff encerrou o “conto de fadas” da francesa Lois Boisson. Número 361 do mundo, Boisson voltou de lesão e derrotou até a terceira do ranking no caminho para a semifinal, quando perdeu para a norte-americana. Nas quartas de final, Gauff levou a melhor contra a compatriota Madison Keys (7ª).

Sabalenka quebrou uma impressionante sequência de Iga Swiatek na semifinal. Tetracampeã do Aberto da França, a polonesa ostentava 26 triunfos consecutivos no torneio desde 2021. Nas quartas de final, a número 1 do mundo venceu a chinesa Qinwen Zheng (7ª).

O jogo

Coco Gauff começou sacando e confirmou o serviço, abrindo o placar no primeiro set. Depois disso, parecia que Sabalenka iria fechar rapidamente a parcial. A número 1 do mundo conseguiu confirmar os saques e ainda quebrar os serviços da norte-americana em seguida. Gauff esquentou a partida ao quebrar o saque no sexto game. Ela ainda tirou a vantagem de duas quebras de Sabalenka no próximo, encostando no placar em 4 a 3. Depois, Gauff teve a vantagem para o breakpoint, mas mandou na rede duas vezes. Para a sorte da segunda do ranking, Sabalenka também perdeu sua chance ao devolver para fora, deixando-a empatar em 4 a 4.

Em um dos momentos mais emocionantes do jogo, Coco Gauff teve quatro breakpoints. Sabalenka retirou todas as vantagens, mas não conseguia confirmar as chances que teve. A belarussa demonstrou estar irritada, mandando várias bolas na rede ou para fora e chegando a entregar uma vantagem para Gauff ao cometer uma dupla falta. Com impressionantes 12 minutos de game, a norte-americana chegou ao quinto breakpoint e finalmente conseguiu quebrar e empatar em 5 a 5 após Sabalenka mandar a bola para fora.

O primeiro set durou 1h20min, já que Gauff quebrou o serviço de Sabalenka e levou o jogo para o tie-break. A líder do ranking começou atrás, mas empatou em 5 a 5 e depois conseguiu dois pontos muito bem construídos para fechar em 7 a 6 (7/5).

Coco Gauff voltou para o segundo set totalmente diferente do início da primeira parcial, abrindo dois games de primeira e quebrando Sabalenka. A número 1 do mundo quebrou em seguida, mas Gauff conseguiu levar mais dois, construindo uma boa vantagem. O padrão se repetiu, e a belarussa teve mais uma quebra. Ainda assim, a norte-americana impressionou pela tranquilidade nos pontos e fechou facilmente em 6 a 2.

Sabalenka lamenta ponto perdido em Roland Garros — Foto: Dimitar DILKOFF / AFP

Sabalenka lamenta ponto perdido em Roland Garros — Foto: Dimitar DILKOFF / AFP

Sabalenka começou abrindo as parciais pela primeira vez no jogo no terceiro set, mas Gauff logo reagiu e empatou. A norte-americana teve um belo ponto para empatar em 15 a 15 no terceiro game, levantando a torcida na quadra Philippe-Chatrier e quebrando a adversária em seguida no 2 a 1. Em uma parcial acirrada, Sabalenka conseguiu levar o segundo game, deixando o placar em 3 a 2. A líder do ranking conseguiu uma arrancada e empatou o set, mas Gauff não desanimou e chegou ao game decisivo com 5 a 3. No entanto, ela desperdiçou a chance de fechar. Em seguida, Gauff foi para o matchpoint, mas deixou Sabalenka encostar de novo. Ainda assim, foi campeã com 6 a 4 na última parcial.

Fonte: ge.globo

_______________________________________________________________________________________________________

VOX SPORTS

Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS objetiva trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.

Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS.

Tudo sobre a final do Gauchão 2025: Polêmicas, rivalidade da dupla, jogadas destaque …e claro, convidados especiais com toda a rivalidade entre Grêmio e Inter

Toda segunda-feira às 13h no AR na On The Vox

______________________________________________________________________________________________________

Representação e Visibilidade

O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é projeto-tenis-de-meesa.png

Projeto Futuro Tênis de Mesa

Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.

A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

Modalidades Oferecidas:

  • Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
  • Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.

Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS

Compartilhe