logo-1-b
Previous slide
Next slide

Calderano bate coreano, vai à semi e assegura 1º pódio na história do Brasil em Mundial de tênis de mesa

Como não há disputa de bronze na competição disputada em Doha, no Catar, Hugo garante medalha inédita para o país e vai buscar vaga na decisão contra chinês 5º do mundo

Calderano vibra durante o duelo de quartas de final em Doha — Foto: ITTF

Hugo Calderano não cansa de ratificar a sua condição de maior mesatenista da história do Brasil. Um mês depois de conquistar a Copa do Mundo, o número 3 do mundo assegurou, nesta sexta-feira, a primeiro pódio do país em um Campeonato Mundial de tênis de mesa. O feito veio com a vitória nas quartas de final, por 4 sets a 1 (parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10), sobre o sul-coreano An Jae-Hyun (17º), em Doha, no Catar. Na competição disputada a cada dois anos, todos os semifinalistas asseguram ao menos a medalha de bronze, não há disputa de terceiro lugar.

Por uma vaga na grande decisão, o carioca de 28 anos vai encarar o chinês Liang Jingkun, número 5 do ranking. O embate acontecerá neste sábado, às 11h40 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo sportv e tempo real do ge.

– Foi um grande jogo. É difícil expressar em palavras. An é muito forte, tem uma medalha de bronze (em Mundial). Parabéns para ele também. Estou muito feliz e quero continuar dando orgulho para o Brasil. Eu estava confiante, vi que ele estava confiante. Foi muito importante manter a calma e trabalhar bem até o final. Vai ser um jogo muito difícil agora, ele vai me dar muito trabalho, mas espero que seja uma grande batalha – comentou Calderano.

No mês passado, Hugo foi campeão da Copa do Mundo, evento que é realizado anualmente desde 1980. Na ocasião, venceu os dois chineses primeiros colocados no ranking mundial. O Campeonato Mundial, que está sendo disputado nesta semana, é um torneio ainda mais importante, é realizado a cada dois anos desde 1926.

O melhor resultado do Brasil em Campeonatos Mundiais, até a edição deste ano, eram as quartas de final de Hugo, em 2021. A primeira participação de Calderano foi em 2013, quando foi eliminado na primeira fase, aos 17 anos. Em 2015, avançou uma rodada, e caiu na segunda rodada. Na edição seguinte, em 2017, perdeu na terceira fase. Em 2019, venceu três jogos e acabou eliminado nas oitavas de final.

O jogo

Agressivo, Hugo abriu vantagem no início do primeiro set com ataques rápidos, controlou o placar e fechou em 11/4. No começo do segundo set, o sul-coreano tentou intimidar o brasileiro reclamando com a arbitragem sobre a forma com a qual Calderano sacava, supostamente escondendo a bolinha. Mas o carioca não se intimidou, continuou dominante e levou a segunda parcial por 11/6.

No terceiro set, An Jae-Hyun mostrou mais assertividade nos golpes, pressionou mais Calderano e demonstrou que não seria uma presa fácil. O resultado acabou sendo favorável para o oriental, que venceu por 11 a 9, diminuindo a vantagem de Hugo no placar.

Frio, o carioca foi com tudo para o quarto set. Apesar da evidente evolução do oponente, ele encaixou os seus fortes golpes e sempre esteve à frente do marcador. E acabou fechando a parcial por 11 a 7.

Na quinta parcial, Calderano esbanjou confiança e a sua tradicional agressividade no backhand para ganhar os pontos. O sul-coreano cresceu e chegou a liderar por 5 a 4, mas Hugo não permitiu que ele abrisse dianteira. A partir daí, o carioca deslanchou e, ponto a ponto, chegou ao 12 a 10 que determinaram a vitória histórica por 4 sets a 1 nas quartas de final e a primeira medalha do Brasil em um Mundial de tênis de mesa.

AMPANHA DE HUGO CALDERANO

1ª rodada: Hugo Calderano 4×1 Rogélio Castro (MEX) (11/8, 9/11, 11/3, 11/4 e 11/4)
2ª rodada: Hugo Calderano 4×0 Wassim Essid (TUN) (11/5, 11/3, 11/5 e 11/4)
3ª rodada: Hugo Calderano 4×2 Kirill Gerassimenko (CAZ) (9/11, 9/11, 11/5, 12/10, 11/9 e 11/7)
Oitavas de final: Hugo Calderano 4 X 0 Quadri Aruna (NIG)(11/4, 11/4, 11/4 e 11/6)
Quartas de final: Hugo Calderano 4 X 1 An Jae-Hyun (COR)(11/5, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10)

Fonte: GE Globo

_______________________________________________________________________________________________________

VOX SPORTS

Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS objetiva trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.

Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS.

Tudo sobre a final do Gauchão 2025: Polêmicas, rivalidade da dupla, jogadas destaque …e claro, convidados especiais com toda a rivalidade entre Grêmio e Inter

Toda segunda-feira às 13h no AR na On The Vox

______________________________________________________________________________________________________

Representação e Visibilidade

O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é projeto-tenis-de-meesa.png

Projeto Futuro Tênis de Mesa

Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.

A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

Modalidades Oferecidas:

  • Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
  • Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.

Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS

Compartilhe