O sonho do ouro olímpico se desfez mais uma vez para a Seleção Brasileira de futebol feminino, que foi derrotada pelos Estados Unidos por 1 a 0 na final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em uma partida que marcou a despedida de Marta com a camisa da seleção. Assim como em 2004 e 2008, o Brasil viu a medalha de ouro escapar para as norte-americanas, encerrando a campanha com a prata.
O técnico Arthur Elias fez apenas duas mudanças na equipe que havia superado as atuais campeãs mundiais na semifinal. Lorena foi mantida no gol, com Lauren, Tarciane e Thaís formando a linha de zagueiras. No meio-campo, Duda Sampaio substituiu Angelina, formando dupla com Vitória Yayá, enquanto Adriana entrou no lugar de Priscila. Jheniffer foi adiantada para atuar como centroavante, com Ludmila e Gabi Portilho nas pontas. Marta, retornando após suspensão, começou no banco de reservas.
O Brasil começou a partida com uma postura ofensiva, lembrando o desempenho contra a Espanha. Logo aos 2 minutos, Ludmila teve uma grande chance ao ficar cara a cara com a goleira Naeher, mas acabou finalizando em cima da norte-americana. Aos 15 minutos, Ludmila balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento, frustrando a equipe brasileira.
O primeiro tempo teve ainda um lance polêmico, quando Adriana foi derrubada na área por Dunn, mas o VAR decidiu não marcar o pênalti. Mesmo com a posse de bola favorável às norte-americanas, o Brasil continuava criando boas oportunidades nos contra-ataques, com Gabi Portilho e Ludmila explorando a velocidade pelos lados do campo. No final da primeira etapa, Gabi Portilho exigiu mais uma grande defesa de Naeher após cruzamento de Adriana.
No segundo tempo, os Estados Unidos assumiram o controle e, aos 12 minutos, Mallory Swanson marcou o gol da vitória, após receber lançamento e finalizar cruzado, sem chances para Lorena. Arthur Elias então colocou Marta em campo, junto com Angelina e Priscila, na tentativa de reverter o placar, mas o Brasil teve dificuldades em criar jogadas perigosas.
O nervosismo tomou conta da equipe brasileira, que não conseguiu aproveitar as poucas oportunidades que teve. Marta cobrou uma falta perigosa por cima do gol aos 43 minutos, e Adriana cabeceou para outra grande defesa de Naeher nos acréscimos, mas o placar não mudou. Nem mesmo os 10 minutos adicionais foram suficientes para o Brasil empatar e levar a partida para a prorrogação.
Com a derrota, o Brasil mais uma vez ficou com a medalha de prata no futebol feminino, encerrando sua participação em Paris com o sentimento de frustração por ter chegado tão perto de uma conquista inédita.
Ficha técnica – OLIMPÍADAS – FINAL – 10/8/2024
BRASIL: (0)
– Lorena; Lauren (Rafaelle, 39’/2ºT), Tarciane e Thaís; Duda Sampaio (Angelina, 15’/2ºT), Vitória Yayá (Ana Vitória, 5’/2ºT), Adriana e Yasmim; Gabi Portilho, Ludmila (Marta 15’/2ºT), e Jheniffer (Priscila, 15’/2ºT). Técnico: Arthur Elias.
ESTADOS UNIDOS: (1)
– Naeher; Fox, Girma, Davidson (Sonnett, 18’/2ºT) e Dunn; Horan, Coffey e Rodman; Korin Albert, Swanson e Smith (Lynn Williams, 39’/2ºT). Técnica: Emma Hayes.
Gol: Swanson (E), aos 12min do 2º tempo.
Cartão Amarelo: Tarciane (B)
Local: Estádio Parque dos Príncipes, em Paris
Arbitragem: Tess Olofsson (SUE), auxiliada por Almira Spahic (SUE) e Francesca Di Monte (ITA). VAR: Ivan Bebek (CRO).
Fonte: gauchazh