logo-1-b
Previous slide
Next slide

Árbitro Fifa troca Brasil pelos Emirados Árabes para trabalhar como VAR: “Diferença muito grande”

Igor Benevenuto, árbitro da Fifa — Foto: Marcos Ribolli

O árbitro Fifa Igor Junio Benevenuto, um dos principais árbitros de vídeo do Brasil, decidiu se mudar para os Emirados Árabes Unidos após receber uma proposta para trabalhar como VAR até março de 2025. O contrato prevê salário mensal em dólar, independente do número de partidas apitadas, algo que Benevenuto considera uma grande vantagem em comparação ao modelo de pagamento por jogo no Brasil.

No Brasil, árbitros como Benevenuto enfrentam a realidade de um sistema de remuneração que depende do número de jogos trabalhados, sem garantia financeira caso estejam fora de ação por motivos de saúde ou treinamento. Nos Emirados, Benevenuto encontrou uma estrutura organizada, com centro de treinamento e profissionais de apoio, além de benefícios como moradia e veículo. “A estrutura em Dubai é impressionante. Eles têm campos de treino, espaços para VAR e instalações modernas. Poderia ser um exemplo para o Brasil”, afirma o árbitro.

Além das condições de trabalho e estabilidade financeira, o contrato oferece mais tranquilidade, já que o árbitro não sente a mesma pressão intensa que enfrenta no Brasil. “É um salário garantido. No Brasil, ficamos preocupados em fazer um bom trabalho porque, se não, podemos ficar sem receber. Aqui, há mais segurança financeira, mesmo em caso de lesão ou reciclagem”, explica Benevenuto.

Para assumir o cargo nos Emirados, Benevenuto precisou de uma licença da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Mineira de Futebol. Ele conta que a liberação foi facilitada pelas entidades, que veem sua ida ao exterior como uma prova da qualidade dos árbitros brasileiros. “Foi uma conversa tranquila com a CBF e a Federação Mineira. Eles entenderam que isso valoriza o nosso trabalho no exterior”, revela.

Apesar de o futebol internacional abrir espaço para árbitros estrangeiros, Benevenuto não acredita em uma “debandada” de árbitros brasileiros. Segundo ele, a contratação de árbitros renomados é um processo caro e normalmente visa intercâmbio de experiências. “É algo específico. Não vejo uma debandada, a menos que seja uma proposta muito especial”, pontua o árbitro.

Com 26 anos de experiência, Benevenuto também destaca que, embora a pressão sobre árbitros exista em todo o mundo, o ambiente brasileiro tornou-se especialmente difícil devido à intolerância e agressões nas redes sociais. “A pressão é mundial, mas no Brasil passou do limite. Já fui atacado nas redes sociais, algo que nunca deveria acontecer”, desabafa.

Para Benevenuto, a possibilidade de intercâmbio cultural e financeiro foi essencial na decisão de aceitar o convite para os Emirados Árabes. “Além do conhecimento, abrir novos mercados é muito interessante. Claro que a parte financeira também conta, ainda mais com o pagamento em dólar”, conclui o árbitro, visivelmente animado com a nova fase da carreira.

Fonte: ge.globo


VOX SPORTS

Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS tem como objetivo principal trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.

Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS não apenas mantém o público informado sobre as últimas novidades no cenário esportivo, mas também contribui para o crescimento e a visibilidade do esporte em todas as suas dimensões.

Representação e Visibilidade

O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

Projeto Futuro Tênis de Mesa

Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.

A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

Modalidades Oferecidas:

  • Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
  • Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.

Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS

Compartilhe