Composição mencionada pelo guitarrista em entrevista apresenta, em sua opinião, interpretação única de sua parte
Responsáveis por redefinir a identidade da música independente britânica, The Smiths lançou quatro álbuns de estúdio, além de singles, ao longo de seus cinco anos de existência. Curiosamente, porém, a música que mais traz orgulho a Johnny Marr é um lado B — ainda que bastante popular.
Em entrevista de 2016 à revista Big Issue North, o guitarrista revelou que “How Soon is Now?” é sua canção preferida da banda. E tem tudo a ver com o imediatismo da composição em termos sonoros.
É porque, assim que a guitarra entra, você sabe o que é. Ela é única.”
Em seguida, o músico explicou como uma aspiração de sua juventude reforça seu sentimento sobre a faixa. Ele comentou:
Quando garoto, eu tinha a ambição de me tornar bom o suficiente para fazer músicas capazes de se identificar nos primeiros cinco a dez segundos, como dá pra fazer com ‘The Passenger’, do Iggy Pop, ou ‘(I Can’t Get No) Satisfaction’ (Rolling Stones), ou qualquer um desses clássicos. ‘How Soon Is Now’ faz isso.”
O efeito característico de “How Soon is Now?” foi criado através de experimentos no estúdio feitos por Johnny Marr e o produtor John Porter. Após gravar o instrumento originalmente, eles dividiram o sinal entre três amplificadores de guitarra Fender Twin Reverb, cada um com uma velocidade diferente do tremolo, que os dois tentavam sincronizar à mão. Se errassem, precisariam começar tudo de novo.
A música foi lançada originalmente como lado B do single “William, It Was Really Nothing”. Porém, quase imediatamente se provou mais popular em rádios.
Isso fez a gravadora Rough Trade relançar “How Soon Is Now?” como a música de trabalho seguinte dos Smiths. Infelizmente, a estratégia não deu certo e o compacto atingiu apenas a 16ª posição nas paradas inglesas. Mas isso não a impediu de se tornar um clássico, a ponto de figurar entre as mais executadas da banda no Spotify.
Johnny Marr e as origens discoteca de “How Soon is Now?”
Sempre sincero quanto à influência da disco music em seu trabalho, Johnny Marr costuma mencionar Nile Rodgers como um de seus principais heróis — a ponto de batizar seu filho em homenagem ao líder do Chic.
“How Soon Is Now?” teve sua inspiração oriunda desse gênero. Em entrevista de 2023 à Radio X (via site Igor Miranda), Marr contou como foi cativado quando jovem por um hit de discoteca de Hamilton Bohannon, ao nível de fazer repensar a guitarra.
Fonte: rollingstone