logo-1-b
Previous slide
Next slide

Ronnie James Dio é homenageado em centro de pesquisa contra o câncer da Universidade da Califórnia

Fundação criada em sua memória dedica sala de pesquisa em câncer com foco em diagnóstico precoce por saliva

Créditos da imagem: Divulgação

Nesta quinta-feira, 10 de julho, data em que completaria 83 anos, o lendário vocalista Ronnie James Dio foi homenageado de forma emocionante em um dos principais centros de pesquisa oncológica dos Estados Unidos. A UCLA (Universidade da Califórnia) oficializou a inauguração da Sala de Armazenamento de Saliva Ronnie James Dio Stand Up And Shout, localizada dentro do Centro de Pesquisa em Câncer Oral, de Cabeça e Pescoço (COOR), que integra a Escola de Odontologia da instituição.

A sala recém-nomeada foi apresentada por Wendy Dio, viúva do artista e presidente da fundação criada em sua memória, ao lado do Dr. David Wong, professor e diretor do COOR. Eles estiveram acompanhados por membros do conselho do Ronnie James Dio Stand Up And Shout Cancer Fund, organização sem fins lucrativos que desde 2016 apoia as pesquisas do Dr. Wong sobre a tecnologia EFIRM, uma inovadora biópsia líquida feita com amostras de saliva — método que busca detectar precocemente tipos agressivos de câncer, como o de pulmão e estômago.

“O câncer de estômago de Ronnie foi descoberto tarde demais. Eu sei que, se essa tecnologia existisse naquela época, talvez ele ainda estivesse aqui”, afirmou Wendy Dio durante a cerimônia. A sala abriga milhares de amostras que fazem parte de estudos financiados pelo governo americano e que podem transformar consultas de rotina em verdadeiras linhas de frente na luta contra o câncer.

A homenagem vem na esteira do sucesso do último evento beneficente Rock For Ronnie, realizado no Autry Museum em Griffith Park, que arrecadou mais de US$ 100 mil. Com iniciativas como essa e o tradicional Bowl For Ronnie, que retorna em novembro, a fundação já ultrapassou US$ 2,5 milhões em doações desde sua criação. Mais do que manter viva a memória do ícone do metal, a organização honra seu legado com ações concretas em nome da vida, da ciência e da esperança.

Fonte: Radiorock

Compartilhe