Terceiro colocado, piloto corre na casa da RBR e tem chance de encostar nos líderes diante da fervorosa torcida holandesa. Por outro lado, ainda vive risco de suspensão

Max Verstappen chega ao GP da Áustria desta semana com a missão de ir bem em uma das corridas mais importantes do ano para ele. Não só pela terceira posição no campeonato de pilotos e pela chance de encostar nos líderes da competição, mas também para manter o domínio no circuito de Spielberg – e afastar de vez o fantasma de uma possível suspensão.
O holandês soma 155 pontos na classificação, 43 atrás do líder do campeonato Oscar Piastri, e a 21 do vice-líder Lando Norris. Se o carro da RBR não se mostra tão competitivo em relação às McLarens nessa temporada, Max pode ao menos torcer para que a recente colisão entre Piastri e Norris no GP do Canadá coloque fervura no duelo entre os companheiros de equipe e o ajude no sonho do pentacampeonato.
Independentemente disso, Verstappen vai ter elementos mais do que suficientes para motivá-lo na corrida disputada no circuito de Spielberg. Em primeiro lugar, a pista pertence à empresa de energéticos que comanda a RBR na Fórmula 1 – portanto, Max vai correr praticamente em casa. E não só com a torcida austríaca apoiando a equipe, mas também com o mar laranja de holandeses que sempre marcam presença neste grande prêmio, o que deixa o piloto empolgado:
– Sim, com certeza. É sempre um grande fim de semana aqui. Já tivemos vários grandes resultados, e espero que possamos ter outro fim de semana forte aqui – disse o holandês após o GP do Canadá.
Verstappen não exagera ao dizer que já teve “vários grandes resultados” no circuito austríaco. Das 12 corridas que disputou em Spielberg na carreira, o holandês venceu cinco e subiu ao pódio em oito.
Ele é o maior vencedor (com folga) no circuito. Depois de Verstappen, cinco pilotos dividem o segundo lugar com dois triunfos: Lewis Hamilton, Mika Hakkinen, Michael Schumacher, Nico Rosberg e Valtteri Bottas. Os recordes de poles e pódios no autódromo também pertencem ao holandês.
O tetracampeão mundial fez as últimas quatro pole positions no GP da Áustria, embora tenha vencido apenas duas dessas provas: em 2022, foi ultrapassado três vezes por Charles Leclerc e acabou em segundo. Depois, em 2024, bateu no fim em disputa com Lando Norris, e George Russell herdou o triunfo.
O retrospecto de Piastri e Norris na Áustria também pode ser um fator determinante para Verstappen. O líder do campeonato está só em sua terceira temporada na F1, é verdade, mas ainda não venceu em Spielberg. Norris, com mais rodagem, não sobe ao pódio no país desde 2021.
Ameaça perto do fim
Retrospecto positivo à parte, Max Verstappen precisa ainda se preocupar com uma questão que tem causado irritação: a chance de ser suspenso de uma corrida da F1 em 2025. Não pela possibilidade em si, mas pelas reiteradas perguntas que recebe da imprensa sobre o tema:
– Não tenho que ouvir isso de novo. Isso está me deixando muito irritado. Quero dizer, vocês já estão falando sobre isso desde quinta-feira. É uma grande perda de tempo, é muito infantil. Por isso, também não quero falar muito, porque esse mundo em que vivemos é realmente irritante – queixou-se Max, logo após a classificação para o GP do Canadá.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/Q/m/Alis0ATwWket0AyEVNBQ/gettyimages-2220311160.jpg)
Max Verstappen na coletiva pós-corrida do GP do Canadá da F1 2025; holandês ficou em segundo — Foto: Kym Illman/Getty Images
Apesar disso, o tetracampeão pode ficar mais despreocupado, visto que a insistência no tema está perto de acabar. O motivo pelo qual Verstappen pode ser suspenso é a quantidade de pontos levados na superlicença devido a punições – o holandês tem 11, e o limite é de 12. Ou seja: mais um ponto e a ausência do holandês por uma corrida se confirma.
Cada ponto recebido por Verstappen na carteira tem uma data de validade, e dois deles expiram no próximo dia 30, logo depois do GP da Áustria deste ano. Mesmo se não conquistar um bom resultado no domingo, o piloto da RBR precisa pelo menos manter uma corrida limpa para evitar punições e eliminar a possibilidade de suspensão.
Os dois pontos que expiram no próximo dia 30 foram dados a Verstappen justamente pela colisão com Norris no GP da Áustria do ano passado. Os dois lutavam pela ponta da corrida por quase 20 voltas quando, a cinco giros do fim, Verstappen entrou na curva 3 passando por dentro ao perceber que Lando daria um bote. Com isso, acertou a roda dianteira direita e a asa traseira do rival, além de furar o próprio pneu.
O GP da Áustria de Fórmula 1 acontece no domingo (29), a partir das 10h, no horário de Brasília. O ge.globo acompanha todo o fim de semana em tempo real.
Leia mais em: Ge.globo
_______________________________________________________________________________________________________

VOX SPORTS
Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS objetiva trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.
Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS.
Tudo sobre a final do Gauchão 2025: Polêmicas, rivalidade da dupla, jogadas destaque …e claro, convidados especiais com toda a rivalidade entre Grêmio e Inter
Toda segunda-feira às 13h no AR na On The Vox
______________________________________________________________________________________________________
Representação e Visibilidade
O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.

Projeto Futuro Tênis de Mesa
Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.
A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Modalidades Oferecidas:
- Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
- Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.
Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS