Paulista é o último brasileiro a conquistar o acesso por meio do Challenger Series. Tatiana Weston-Webb será a única representante feminina do país na primeira divisão do Circuito Mundial
A temporada de 2025 da WSL será especial para o Brasil. Com 11 surfistas na elite masculina, o país igualará seu recorde histórico no Circuito Mundial. Nesta quarta-feira (16), dia em que completa 28 anos, Edgard Groggia foi o último a conseguir vaga por meio do Challenger Series, a divisão de acesso. Mesmo eliminado precocemente da etapa de Saquarema, o paulista se beneficiou da queda do compatriota Mateus Herdy nas quartas de final e garantiu um lugar no top 10 do ranking do CS.
– Sonhei muito com esse momento. Minha vida foi de luta, principalmente mental. Deus tem colocado pessoas maravilhosas no caminho. A minha família não me deixou desistir quando falei que ia desistir. Estar aqui é por eles. Fico muito feliz – celebrou Groggia, que disputará a elite da WSL pela primeira vez.
Envolvido na classificação de Groggia, Mateus Herdy era um dos competidores que buscavam o título em Saquarema para obter o acesso à elite da WSL. Embalado por um bom desempenho, com direito a 10 unânime na última segunda-feira (14), ele fez uma bateria dura contra o também brasileiro Deivid Silva, já garantido na principal divisão do Circuito Mundial em 2025. DVD, no entanto, levou a melhor nas quartas, com somatório de 13,07, contra 12,50 de Herdy.
O resultado beneficiou Groggia, que tinha caído na 3ª fase da última etapa da temporada do CS e precisou torcer fora da água. Edgard se junta ao campeão Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Miguel Pupo e Deivid Silva (vice-campeão em Saquarema), outros brasileiros que garantiram vagas na elite da WSL por meio do Challenger Series de 2024.
Os seis novos integrantes da elite do Circuito Mundial de surfe se juntam a outros cinco brasileiros que já tinham vagas asseguradas: Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, João Chianca e Yago Dora.
Caso Herdy também tivesse conquistado o acesso, o Brasil bateria um recorde, com 12 surfistas entre os 36 homens competindo na elite da WSL. Os 11 representantes garantidos em 2025, porém, já igualam a melhor marca do país, também registrada nas temporadas de 2001, 2018, 2019 e 2021.
Tati Weston-Webb sozinha no feminino
Se o Brasil estará amplamente representado na elite masculina do surfe, Tatiana Weston-Webb será a única a carregar a bandeira do país na disputa feminina. Luana Silva e Sophia Medina até tinham chances de alcançar o acesso via Challenger Series, mas acabaram eliminadas nas quartas em Saquarema e ficaram fora do top 5 da temporada.
Fonte: ge.globo
VOX SPORTS
Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS tem como objetivo principal trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.
Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS não apenas mantém o público informado sobre as últimas novidades no cenário esportivo, mas também contribui para o crescimento e a visibilidade do esporte em todas as suas dimensões.
Representação e Visibilidade
O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.
Projeto Futuro Tênis de Mesa
Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.
A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Modalidades Oferecidas:
- Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
- Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.
Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS