O plenário do Supremo Tribunal Federal adiou, no início da noite desta quarta-feira, o desfecho do caso envolvendo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, no comando da entidade máxima do futebol brasileiro. Isso aconteceu após o voto do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, enquanto o ministro Flávio Dino pediu vista do processo, ou seja, mais tempo para analisar o caso, suspendendo provisoriamente o julgamento.
![](https://onthevox.com.br/wp-content/uploads/2024/10/54055663205-e679f7700f-o.avif)
O único voto lido na sessão desta quarta-feira foi do ministro Gilmar Mendes, que repetiu os argumentos usados na liminar de janeiro para manter Ednaldo Rodrigues no cargo. Ele também votou para que o mérito da causa fosse julgado, não somente o referendo da liminar que reconduziu Ednaldo Rodrigues ao comando da CBF.
De acordo com o caso, em dezembro do ano passado, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro havia afastado Ednaldo Rodrigues e os oito vice-presidentes da CBF, por entender que a eleição deles havia sido ilegal. O TJ-RJ avaliou que a eleição na CBF, ocorrida em março de 2022, não poderia ter sido realizada sob regras definidas por um acordo entre CBF e Ministério Público, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
Em resposta, o TJ-RJ nomeou o então presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, como interventor durante um mês, período em que deveria convocar eleições. A intervenção durou menos de um mês, de 7 de dezembro de 2023 a 4 de dezembro de 2024, quando o ministro Gilmar Mendes derrubou a decisão do TJ-RJ por meio de uma liminar.
Durante a intervenção, entidades como a FIFA e a Conmebol se posicionaram a favor de Ednaldo Rodrigues e ameaçaram excluir seleções e clubes brasileiros de competições internacionais, caso Ednaldo fosse destituído.
O mandato de Ednaldo Rodrigues, que começou em março de 2022, vai até março de 2026. As eleições para presidente e vices da CBF podem ser convocadas em qualquer momento no último ano de mandato. Ou seja, a partir de março de 2025, Ednaldo pode concorrer à reeleição.
Ednaldo Rodrigues não acompanhou o julgamento no STF porque está com a Seleção Brasileira. A equipe de futebol treinou nesta quarta-feira em São Paulo e então embarcou rumo a Santiago, para enfrentar o Chile nesta quinta-feira, pelas Eliminatórias. Além de tomar as decisões referentes à CBF, Ednaldo Rodrigues já teve outras responsabilidades importantes como a contratação de Dorival Júnior para o comando técnico da Seleção Brasileira em substituição a Fernando Diniz. Em maio deste ano, o Brasil foi escolhido pelo Congresso da FIFA para ser sede da próxima Copa do Mundo Feminina, a ser realizada em 2027.
Fonte: ge.globo
![](https://onthevox.com.br/wp-content/uploads/2024/08/projeto-tenis-de-meesa_banner.png)
VOX SPORTS
Inovador e dinâmico, o espaço VOX SPORTS tem como objetivo principal trazer as últimas notícias, análises e atualizações dos eventos esportivos de todas as partes mundo.
Aqui você vai conferir uma abordagem abrangente e inclusiva, a VOX SPORTS não apenas mantém o público informado sobre as últimas novidades no cenário esportivo, mas também contribui para o crescimento e a visibilidade do esporte em todas as suas dimensões.
Representação e Visibilidade
O espaço se dedica a destacar e promover o esporte local, oferecendo apoio para que atletas e projetos esportivos regionais ganhem visibilidade e reconhecimento.
![](https://onthevox.com.br/wp-content/uploads/2024/08/projeto-tenis-de-meesa.png)
Projeto Futuro Tênis de Mesa
Associação sem fins lucrativos localizada em Santa Maria, está oferecendo uma excelente oportunidade para os amantes do esporte.
A iniciativa conta com o apoio de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria e colaboradores voluntários dedicados, que trabalham para oferecer uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
Modalidades Oferecidas:
- Tênis de Mesa Amador: Para aqueles que buscam praticar o esporte de forma recreativa e divertida.
- Tênis de Mesa Profissional: Voltado para atletas que desejam competir em um nível mais elevado.
Participe e viva a emoção do tênis de mesa com o Projeto Futuro!
Telefone: (55) 9 9200-8270
Responsável: Leonardo Santos Lima
Endereço: Sede no Shopping Monet
Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, Santa Maria – RS