Cantora, compositora, escritora e ativista, Rita Lee foi um dos principais nomes da música nacional. Ficou conhecida como a ‘rainha do rock brasileiro’, apesar dizer que achava o título cafona. Vendeu mais de 55 milhões de álbuns ao longo da carreira e foi recordista em trilhas sonoras de novela.
Filha de Charles Fenley Jones e Rominda Padula, teve duas irmãs, Mary Lee e Virginia Lee Jones.
Participou dos grupos Os Mutantes com os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista entre os anos de 1968 e 1972, mesmo período em que foi casada com Arnaldo Baptista. Depois, integrou a banda Tuti Frutti (1973-1978) e, ao deixar o grupo, iniciou uma parceria musical com Roberto de Carvalho, que conheceu em um show de Ney Matogrosso, em 1976.
Rita e Roberto iniciaram um relacionamento e, ano seguinte, ela teve o primeiro filho do casal, Beto Lee. João Lee veio em seguida, em 1979, e Antônio Lee em 1981. O casamento no civil dos dois aconteceu apenas em 1996, quando ela passou a assinar passou assinar Rita Lee Jones de Carvalho.
Vegetariana, atuava como ativista em defesa de causas animais e nos últimos anos se dedicou à literatura.
Lançou em 2016 o livro Rita Lee: Uma Autobiografia e, nos anos seguintes, o livro de fotos FavoRita (2018) e Rita Lee: Outra Autobiografia (2023).
Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo após exames de rotina, e chegou a considerar a eutanásia. Após sessões de radioterapia e imunoterapia, ela revelou que estava em remissão da doença.
Rita Lee morreu aos 75 anos de idade em maio de 2023.
Fonte: revistaquem